quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Coreaú, uma cidade que se preocupa com os idosos.

Ocorreu no dia 20 de setembro de 2012 o I FÓRUM DE DISCUSSÃO DOS DIREITOS DA PESSOA IDOSA, o mesmo ocorreu no Salão Paroquial, localizado na Avenida Ant° Cristino de Menezes, s/n, o mesmo ocorreu por iniciativa dos Projeto de Intervenção das estagiárias de Serviço Social Maria Cibelle Araújo e Vinólia Souza , sob a supervisão da assistente social Nayana Rios. O projeto contou com apoio e financiamante da Secretaria de Assistência Social por intermédio do Centro de Referência de Assistência Social - CRAS Urbano.

O referido Fórum contou com a presença de aproximadamente cem pessoas, dentre idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Sede de Coreaú e do distrito de Araquém, além de representantes das diversas instituições privadas e públicas do município, inclusive das diversas secretarias municipais, tendo por destaque os agentes comunitários de saúde, estagiários de Serviço Social e familiares dos idosos.

O evento foi iniciado com coffe break, na abertura do Fórum teve a composição da mesa e as boas vindas ficou a cargo da Presidente do Conselho Municipal do Idoso de Coreaú, Esmeralda Maria de Oliveira Siqueira, tendo ainda como representante deste Conselho na modalidade de Organização Não Governamental compondo a mesa a Sra. Maria Eurinice – Associação Beneficente ao Carente.

Seguiu-se com uma apresentação do grupo de idosos sobre o direito ao transporte, sob a direção da Sra. Maria Alice (Coordenadora do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Sede) e Leyvison de Brito (Gerontólogo e Terapeuta ocupacional que apoia o mesmo Serviço). A peça teatral deu subsídios para a palestra de abertura que tratou de “Cidadania e Envelhecimento: a construção e legitimação dos direitos dos idosos a partir da conjuntura brasileira”, ministrada pela assistente social e Coordenadora do Cras Urbano Nayana Rios. Em seguida foram as explanação sobre “Direitos Previdenciários” facilitada pelo Sr. Marcos Aurélio – Gerente da Agência do INSS de Coreaú e fortalecida com a palestra sobre “Direito e acesso ao Benefício da Prestação Continuada para idosos: um direito assistencial” pela Sra. Joselyanne Maria Ponciano de Oliveira – Assistente social do INSS – Sobral.

Depois das palestras foi aberto espaço para o debate, onde os presentes, sobretudo os idosos puderam esclarecer suas dúvidas à respeito dos direitos dos idosos. O Fórum foi concluído com uma dinâmica dançante promovida pelo Terapeuta ocupacional do grupo.





Peça teatral sobre o direito dos idosos ao transporte.
Palestra sobre Cidadania e Envelhecimento, pela assistente social Nayana Rios.

Palestra sobre Direito Previdenciário , ministrada pelo Sr. Marcos Aurélio.

Direito ao BPC – idoso, pela assistente social Jose Ponciano da agência do INSS Sobral.
Dinâmica dançante promovida pelo Terapeuta ocupacional Leyvison de Brito.

Nayana Rios

Assistente Social - CRESS nº 4647