segunda-feira, 30 de julho de 2012

UM DEBATE ELEITORAL EM COREAÚ?!


  "Antes de ir ao que mais interessa, gostaria de frisar que falo a partir da experiência de ter ajudado a pensar e efetivar um debate eleitoral (o primeiro de nossa vizinha Alcântaras), o que me possibilitou grande aprendizado, sobretudo com nossas falhas.
  No último pleito municipal em Coreaú, já esperávamos que um debate aqui ocorresse. Faltou coragem! Hoje talvez reunamos mais condições para concretizar tal façanha: temos a internet mais popularizada para veiculá-lo (também) através dela; as condições técnicas para sua organização estão mais acessíveis; vejo possibilidades maiores de contarmos com os órgãos judiciais municipais, que decidiram este ano tentar moralizar um pouco mais a campanha; enfim, a hora é agora!
  Entretanto, tendo a coragem, resta a transparência e organização. Onde a política anda tão acirrada e há tantos interesses em jogo, organizar um debate é, sem sombra de dúvidas, um trabalho complicado e de grande responsabilidade. Ora, o debate não pode ser tendencioso; as pessoas devem se sentir contempladas nos pontos nele abordados, deve-se garantir o máximo de controle e sigilo do processo. São tantas coisas para se levar em conta, de modo a não permitir que o debate caia por terra, antes de acontecer que urge já agora começar a pensá-lo.
  O primeiro passo é montar uma comissão organizadora – que vai criar as condições para o debate. Nesta comissão o ideal seria que tivéssemos representantes da sociedade organizada (ONGs, sindicatos, igrejas, etc), e que se esteja em contato com a Justiça Eleitoral e o Ministério Público; assim teríamos um excelente suporte. Aí se pode pensar a programação, as regras, coletar as perguntas, encontrar um mediador (que tenha condições de agir de maneira ao máximo neutra), um espaço, construir as parcerias...
  Enfim, sem mais delongas. O debate seria mais um passo rumo à moralização da campanha, isto é, colocar em pauta o que interessa realmente a todos: as propostas. Se há quem queira, deixo a convocação: construamos!"

  (Benedito Gomes Rodrigues)