sábado, 28 de julho de 2012

Anatel admite que inclusão de nono dígito irá gerar instabilidade

Nono dígito será válido a partir de domingo (29) para celulares DDD 11.
Para gerente, falhas ocorrerão devido à troca de equipamentos.

Anatel admite que inclusão de nono dígito irá gerar instabilidade

Nono dígito será válido a partir de domingo (29) para celulares DDD 11.
Para gerente, falhas ocorrerão devido à troca de equipamentos.


Usuários da TIM poderão ter problemas com nono dígito (Foto: G1)Operadoras já começaram a avisar usuários sobre
possíveis problemas (Foto: G1)
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) admitiu, nesta sexta-feira (27), que a introdução do nono dígito nos celulares de DDD 11, no próximo domingo (29), irá gerar instabilidades momentâneas na realização das ligações. De acordo com Adeilson Nascimento, gerente de interconexões da Anatel, as pequenas falhas são comuns nesse tipo de mudança, já que as operadores precisarão realizar uma troca de equipamentos.
Adeilson explica que será necessária a adaptação de equipamentos que fazem parte das redes de telecomunicação, chamados HLR. Esses equipamentos "entendem" todas as informações sobre os usuários, como localização, por exemplo. Segundo o gerente, os HLR trabalham em pares, o que facilita a mudança, já que enquanto um estiver sendo adaptado o outro continuará funcionando. Ainda assim, durante a adaptação, ocorrerão dificuldades para a realização e recebimento de chamadas. As chamadas que já estiverem acontecendo normalmente não serão interrompidas, segundo a Anatel.

Antes mesmo do anúncio da instabilidade pela Anatel, algumas operadoras já haviam se antecipado e informado seus usuários sobre a possibilidade. Em mensagem de texto a clientes, a TIM informou que "poderá ocorrer instabilidade no atendimento, serviços e sistemas".

De acordo com a Anatel, a "principal razão" de adotar um nono dígito como forma de ampliar as possibilidades numéricas para os celulares é "preservar a padronização da forma de discagem utilizada pelos usuários para a realização de chamadas locais e de longa distância."
A mudança vai afetar apenas números de celular. Os telefones fixos e rádios não serão afetados. A alteração é obrigatória, gratuita e afetará todas as operadoras. Para minimizar os impactos no uso, haverá uma fase de transição, na qual o usuário será "ajudado" pelo sistema das operadoras.
A mudança será gratuita e de responsabilidade das operadoras. Para evitar problemas, a Anatel dará um período de adaptação gradativa, com mensagens informando os usuários sobre a mudança. Em 15 de janeiro do ano que vem, os números de oito dígitos passarão a ser considerados inexistentes.